Robson de Souza, mais conhecido como Robinho, é um dos melhores atacantes do mundo. O que ele perde em tamanho ele compensa em velocidade, habilidade, ataque e drible. O talento natural de Robinho lhe trouxe sucesso desde os 9 anos, quando ele maçou 73 gols pelo time de futsal Portuários. Enquanto jogava pelo Santos, seu primeiro clube profissional, conquistou o campeonato nacional em 2002. Em 2004, teve outra temporada impressionante, marcando 25 gols em 45 jogos. Em 2007, na Copa América, foi o artilheiro e melhor jogador do torneio. Ele marcou 6 gols durante a competição, liderando o Brasil e derrotar a Argentina na final.
Robinho e a lenda do futebol Pelé se conhecem desde os nove anos de Robinho. Na verdade, foi Pelé que introduziu o jogador para o futebol profissional brasileiro, quando ele levou Robinho para os times de base do Santos. Pelé tentou faze-lo crescer com uma dieta rica em proteínas e carboidratos. Em 2002, Robinho jogou pelo Santos e seleção brasileira, os mesmos dois times que Pelé atuou nos anos de 1960. Pelé até chegou a nomear Robinho como “meu sucessor”.
Background
Robson de Souza, mais conhecido como Robinho, nasceu no dia 25 de Janeiro de 1984 em São Vicente, Brasil, numa área muito pobre da cidade. Aos seis anos ele começou a jogar futebol pelo time do Beira-Mar, e imediatamente ganhou a atenção dos olheiros. Em 1993, aos nove anos, ele ganhou ainda mais atenção quando começou a jogar futsal pelo time do Portuários, onde marcou 73 gols. Ele foi convidado a jogar nas categorias de base do Santos, que era supervisionado por Pelé. Quando completou 18 anos, começou a jogar como titular no time profissional do Santos. Depois de jogar por três anos com eles, e conquistar dois títulos nacionais, assinou contrato com o Real Madrid, onde joga atualmente.
Clube de Futebol
Santos
2002/03: O primeiro ano de Robinho como professional foi de muito sucesso. Junto com seu companheiro de time Diego, levou no time à conquista do Campeonato Brasileiro. Ele atuou em 24 partidas e marcou 9 gols durante a temporada.
2004:Robinho continuou fazendo sucesso em 2004 quando liderou o time do Santos ao marcar 21 gols em 37 jogos. Mesmo com a perda de Diego e Renato, para o Porto e Sevilla respectivamente no meio de 2004, ele conseguiu levar o time ao segundo título nacional em três anos. Devido ao seu sucesso no Brasil, os clubes europeus disputavam o seu futebol.
Real Madrid
2005: Foi um ano difícil para Robinho, trocar o Santos, onde começou a sua carreira profissional, pelo Real Madrid, pelo valor de 31 milhões de euros. No entanto, o acordo provou ser positivo tanto para o time como para o jogador. Ele marcou 8 gols em 37 aparições pelo Campeonato Espanhol, ajudando o time a terminar o torneio na segunda colocação. O seu sucesso não continuou no torneio europeu, começando como titular em apenas sete jogos e não marcando nenhum gol.
2006/07: Robinho começou o anos em uma posição esquisita. Depois de sua performance na Copa do Mundo, ele esperava começar como titular. Entretanto, o estilo preferido do novo treinador, Fabio Capello, não era o mesmo de Robinho. O resultado disso, ele foi forçado a assistir doze jogos do lado de fora do campo como reserva. Contudo, depois da parada de fim de ano, o relacionamento entre Fabio Capello e Robinho melhorou, e o treinador encaixou Robinho no seu estilo de jogo. Deste momento em diante, Robinho começou como titular nos vinte jogos restantes e marcou 6 gols.
Futebol Internacional
Brasil
Robinho fez a sua estréia em competições pela seleção principal em 2003, na Copa Ouro, quando o Brasil foi derrotado pelo México por 1 a 0. Ele não causou uma grande impressão nessa partida.
Em 2006, Robinho disputou pela seleção o principal torneio de futebol, a Copa do Mundo. Embora ele tenha jogado todas as partidas, ele não teve muito tempo para demonstrar o seu futebol, já que era reserva do time. O único jogo que começou como titular foi a última partida do grupo, contra o Japão. Ele deixou a competição sem marcar um gol sequer.
Seu melhor momento foi em 2007, quando foi o artilheiro e melhor jogador da Copa América. Na sua primeira partida contra o Chile, ele marcou três gols e o Brasil venceu por 3 a 0. Um desses gols foi marcado de pênalti. No último jogo do grupo, contra o Equador, ele marcou o único gol da partida, novamente de pênalti. Na semifinal, o Brasil encarou novamente o Chile, e Robinho marcou mais dois gols, chegando a seis na competição, mais do que qualquer outro jogador na Copa América.
Nenhum comentário:
Postar um comentário